O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (SECULT) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), lançou recentemente o Edital 01/2023 que repassará 3 milhões de reais a projetos de pessoas físicas que tenham por objetivo “a salvaguarda, circulação, valorização ou fortalecimento da identidade, da imagem, da história, da tradição ou das expressões das diversas referências de matriz africana e negras existentes no estado de Minas Gerais.”
Esse dinheiro será dividido em duas categorias. A primeira distribuirá 80 prêmios no valor bruto de R$30.000,00 destinados a “celebrações, festividades, festas populares, circulação de grupos e coletivos, ações de fortalecimento em rede.” A segunda categoria distribuirá 40 prêmios no valor bruto de R$15.000,00 destinados a “ações formativas, oficinas, roda de conversas, e ações que visem a transmissão de conhecimento das diversas referências populares e tradicionais de matriz africana e negra.”
O Edital é destinado a premiações de pessoas físicas que comprovem domicílio no estado de Minas Gerais, sejam maiores de 18 anos, possuam experiência na realização das atividades culturais há mais de 1 ano e sejam diretamente responsáveis pela execução do projeto, que deve conter justificativa, objetivos, detalhamento das atividades, acessibilidade ao público, democratização do acesso, produto cultural, plano de distribuição, plano de mídia, despesas de execução, dentre outros.
A avaliação dos projetos será realizada pela Comissão Paritária Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura de Minas Gerais – Copefic. As inscrições FORAM PRORROGADAS até o dia 07 de julho de de 2023.
A Sempre-Viva Assessoria pode te ajudar em todo esse processo de elaboração do projeto para participar do Edital 01/2023. Entre em contato que teremos prazer em te ajudar!
Comments