top of page
tábua de madeira
Foto do escritorJorge Suzuki

ASSESSORIA EM ESG: como adequar sua atividade rumo à sustentabilidade e a responsabilidade social?

Toda empresa e OSC que hoje pretenda atuar de acordo com as preocupações globais com meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social e corporativa precisa ter como meta a elaboração de sua agenda ESG.


Essa sigla, que vem do inglês “environment, social and governance”, traz conjuntamente três pilares importantes para o mundo atual e, especialmente, para a preservação de nosso planeta para as gerações futuras: meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.


Cuidar do meio ambiente e sua preservação é não somente um dever constitucional, mas também um compromisso do setor privado e do terceiro setor com o uso correto dos recursos naturais, com a manutenção de áreas de preservação e de interesse ecológico e com a busca de formas de atuação que conjuguem o ganho da atividade com o menor impacto possível.


Responsabilidade social é o compromisso de empresas e OSCs com a condução ética e transparente de suas atividades, mensurando seus impactos e agindo junto às comunidades de interesse (comunidade local, servidores, clientes, público alvo, pessoas envolvidas com a exploração da matéria prima e a elaboração de insumos etc.) para não somente sua inclusão, mas também para que eventuais efeitos negativos da atividade sejam mitigados, reduzidos ou compensados.


Por fim, governança corporativa são as práticas, políticas e processos que regem a maneira de pensar a atuar da empresa ou OSC. Tratam-se dos mecanismos pelos quais a transparência, a prestação de contas, a equidade, o zelo social e ambiental, o cumprimento da missão, visão e valores e a correta atuação do ente privado junto ao Poder Público podem ser vistos pela sociedade.


Essas três áreas que, juntas, formam o ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa) são temas multidisciplinares. Perpassam, todos eles, numa abordagem holística, pelos próprios conceitos, e também dialogam com direito, saúde, educação, assistência social, sociologia, cultura e patrimônio cultural etc.


Nesse cenário complexo, é recomendável que a implementação de uma agenda ESG em empresas e OSCs seja amparada por uma assessoria competente. Assim, é possível, garantir que todos os envolvidos compreendam os conceitos, identifiquem riscos e oportunidades, compreendam o impacto positivo que a ESG traz para o ente privado, seus administradores e os produtos que colocam no mercado, e, inclusive, mapeiem possíveis financiamentos para a efetiva adoção de ações ambientais, sociais e de governança privada.


Na Sempre-Viva Assessoria, nossa equipe é qualificada para desempenhar um papel fundamental na transformação de empresas e OSCs, com apoio na adoção de práticas sustentáveis, socialmente responsáveis e compatíveis com as determinações regulamentares do Poder Público que formam a agenda ESG. E mais: nossa equipe tem conhecimento técnico para também buscar editais e aportes que permitam ações efetivas que mostrem à sociedade a implementação da ESG como rotina do ente privado.


A Sempre-Viva Assessoria pode ajudar sua empresa ou OSC em todo esse processo de implementação de agenda ESG, inclusive no que diz respeito a captação de recursos e comunicação das ação para a sociedade. Entre em contato que teremos prazer em te ajudar!

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page